Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (TEA) 

Um curso 100% online, com aulas ao vivo e muita interação entre professores e colegas. São 585 horas/aula, oferecendo uma formação sólida e aprofundada em Análise do Comportamento, indo muito além da aplicação de técnicas e protocolos.

Nosso objetivo é garantir que os alunos compreendam de verdade os princípios da Análise do Comportamento e saibam analisar e planejar intervenções de forma ética, eficaz, com foco naquilo que seu cliente precisa. 

Turma 2025 – 2º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC 

Para que essa especialização
prepara você?

Desde sua formulação, esta especialização foi concebida para integrar ciência, prática clínica e compromisso ético na formação de profissionais capazes de promover mudanças significativas na vida de pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento.

Com uma proposta intensiva e experiencial, o curso oferece sólida formação conceitual aliada a vivências práticas supervisionadas, preparando você para avaliar, planejar e intervir com rigor técnico, sensibilidade e responsabilidade. Torne-se apto a planejar, aplicar e avaliar intervenções individualizadas que transformam contextos e ampliam possibilidades de desenvolvimento. 

 

O que você vai aprender?

✅ Definir e identificar princípios e processos comportamentais básicos.

✅ Compreender as etapas do desenvolvimento infantil e juvenil.
✅ Compreender os critérios diagnósticos e as características comportamentais do TEA

✅ Aplicar condutas éticas na prestação de serviços em ABA.
✅ Planejar e conduzir avaliações de comportamento.
✅ Criar e implementar e monitorar planos de intervenção eficazes.

E muito mais! Tudo isso com suporte de um corpo docente de altíssimo nível!

Diferenciais de nossa pós:

Eu sou uma imagem

Supervisão
(150+ horas) 

Eu sou uma imagem

Base teórica
e prática

Eu sou uma imagem

Corpo docente com BCBA e doutorado



E mais:

Possibilidade de cursar disciplinas da pós em TAC e OBM, ampliando seu repertório profissional.

Equipe de monitores disponíveis na turma
, ajudando na gestão das aulas, do curso e tirando dúvidas ao longo do caminho.

A grade curricular da especialização combina fundamentos teóricos sólidos com prática supervisionada, oferecendo uma formação completa em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e a outros transtornos do desenvolvimento.

Os alunos terão contato com conteúdos sobre desenvolvimento infantil, princípios da ABA, ética profissional, avaliação e planejamento de intervenções individualizadas. 

Sobre o curso

A grade curricular da especialização combina fundamentos teóricos sólidos com prática supervisionada, oferecendo uma formação completa em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e a outros transtornos do desenvolvimento. Os alunos terão contato com conteúdos sobre desenvolvimento infantil, princípios da ABA, ética profissional, avaliação e planejamento de intervenções individualizadas. 

O curso também inclui oficinas práticas, construção de materiais, técnicas de manejo comportamental e uso de protocolos de avaliação. As disciplinas são organizadas de forma a articular teoria e prática desde o início, com módulos de supervisão que acompanham a aplicação clínica ao longo do percurso formativo. 

Disciplinas:

TEA e desenvolvimento infanto-juvenil 20 horas 

Conceitos Básicos 60 horas 

Ética e bases filosóficas 20 horas 

Oficina de observação e registro 25 horas 

Avaliação do comportamento 40 horas 

Protocolos de avaliação 20 horas 

Comportamento Verbal 60 horas 

Técnicas e estratégias de Intervenção e Manejo 90 horas 

Oficina de contingências 25 horas 

Supervisão 60 horas 

Delineamentos experimentais 40 horas 

Construção de materiais 25 horas 

Supervisão II 60 horas 

Elaboração de Planos de Ensino 40 horas 

Supervisão III 60 horas 

Professores

Helena Meletti

Coordenadora da Pós!

 

Helena Duran Meletti é Board Certified Behavior Analyst (BCBA), psicóloga formada pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição. Possui especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e formação em Organizational Behavior Management (OBM).

 

Atua como Diretora Clínica na Entremeio Intervenção Comportamental focada no atendimento de indivíduos neurodivergentes em São Paulo, Vale do Paraíba, Maceió e outros polos no Brasil. Além disso, é coordenadora da pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Desenvolvimento Atípico, organizada pelo Instituto Continuum e Diade Lab.

Ana Carolina Alves 

Psicóloga formada pela UNESP/Bauru e mestre em Psicologia Experimental – Análise do Comportamento pela PUC/SP. Com 15 anos de experiência como terapeuta, pesquisadora e educadora, atua com base na Análise do Comportamento. Nos últimos 10 anos, tem se dedicado ao trabalho com pessoas neurodivergentes, especialmente com TEA. É Diretora Clínica da Entremeio Intervenção Comportamental e docente em instituições como Instituto Par, Inclusão Eficiente e Instituto Continuum.

Ana Carolina Sella

Doutora pela UFSCar, com estágio sanduíche na Universidade do Kansas, onde também concluiu um segundo mestrado em Ciências Aplicadas do Comportamento. Possui certificações internacionais pelas entidades BACB e QABA. Fez pós-doutorado em Psicologia Comportamental voltada ao TEA no Centro Médico de Nebraska. Atua desde 2001 com crianças com autismo, deficiências e dificuldades de aprendizagem. Suas especialidades incluem habilidades acadêmicas, design instrucional, geratividade e qualidade de serviços baseados em ABA. É coorganizadora e autora do best-seller Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo e publica em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Psicologia e Educação.

Aída Brito

Aída Teresa dos Santos Brito é diretora clínica da Luna ABA. É psicóloga, doutora pelo programa de pós-graduação em educação pela UFPI, mestre em educação, psicopedagoga, especialista em ABA ao autismo e em terapia analítico comportamental infantil. Possui formação em TEACCH e PECS, tem mais de duas décadas de experiência na área de psicologia clínica infantil e educação. 

André Connor de Méo Luiz

Psicólogo formado pela Universidade Positivo, com mestrado e doutorado em Análise do Comportamento pela UEL. Atua como psicólogo clínico no CINP de Londrina, além de coordenar a Incubadora de Psicologia Clínica e o grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Continuum. Seus principais temas de estudo incluem Terapia de Solução de Problemas, Neurobiologia Comportamental, Behaviorismo Radical, Pesquisa Experimental e Ciências do Comportamento.

 

Andréa Fonseca Farias Lobato

Psicóloga, Board Certified Behavior Analyst (BCBA), Doutora e Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento, formação avançada em Análise do Comportamento Aplicada pela Florida Institute of Technology (FIT), Florida -USA; Facilitadora do Método Friends; certificação no The Program for the Education and Enrichment of Relational Skills (PEERS®️- UCLA) para adolescentes, Diretora fundadora da Link Soluções Comportamentais.

Barbara Trevizan Guerra

Possui graduação em Psicologia para Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Bauru. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP de Bauru. Atua em ensino com pessoas com deficiência e atrasos no desenvolvimento, com foco de interesse e estudo em comportamento verbal.

Carolina Krauter Kracker
(Supervisora e prof.)

Graduada em Psicologia pela PUC-SP e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela mesma instituição. Possui formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pela FMUSP/HC e formação avançada em Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extra-Consultório pelo Instituto Par. Atualmente é responsável pelo serviço de psicologia da Clínica Diálogo e Compreensão, em São Paulo. É psicóloga clínica em consultório particular de adultas e de crianças. Atua também como psicoterapeuta perinatal, parental e como supervisora de casos adultos e infantis.

Carolina Vieira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Psicologia Experimental pela USP/SP (2011). Fez parte da equipe do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental até 2015 e desde 2016 é diretora do Grupo ABA fora da mesinha Clínica de Psicologia Comportamental.

Cecília Brayner
(Supervisora e prof.)

Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na área da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com TEA desde de 2014 em clínica e em domicílio. Atualmente realiza supervisões e consultorias com ênfase em ABA ao TEA e Transtornos do Desenvolvimento.

Deborah Paz

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) com Mestrado pelo Programa de Psicologia Experimental da PUC SP (2017). Realizou pesquisas junto ao Núcleo de Estudos Históricos em Psicologia (NeHPsi) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Controle Aversivo (GEPCA). Tem experiência com atendimento consultório e extra consultório com crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento típico e atípico.

Denigés Maurel Regis Neto

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela PUC-SP, onde atuou como docente na graduação por 10 anos. Atualmente, é professor na Especialização em Terapia Analítico-Comportamental no InPar e em outros cursos pelo país. Atua como terapeuta e supervisor clínico na Percurso: teoria e práticas em Análise do Comportamento. Seus principais focos de estudo são controle aversivo, modelos teóricos e experimentais de psicopatologias, formulação de caso e intervenção clínica.

Fernanda Bitondi (Supervisora)

QBA (Qualified Behavior Analyst - 14108). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UNESP/Bauru. Trabalhou como professora e supervisora do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Atraso no Desenvolvimento do Instituto Par (SP), foi coordenadora do setor de Avaliação e Supervisão a Distância do Grupo Método e atualmente atua como supervisora em em casos particulares na cidade de Santos e ministra cursos da área. 

Flávia Morais
(Supervisora e prof.)

Psicóloga formada pela UFPE, mestre em Psicologia Experimental pela PUC-SP e QBA certificada pelo QABA Board. É especialista em Análise do Comportamento aplicada ao TEA e outros transtornos, com experiência em supervisão clínica e técnica, individual e em grupo. Atua principalmente com habilidades sociais e preparação para certificações internacionais. Desenvolve pesquisas sobre mando por informação mediado por Operações Estabelecedoras e Abolidoras.

Gabriela Esteves
(Supervisora)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Mestrado em Psicologia (2017), Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos no Desenvolvimento Intelectual e Linguagem (2021) e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como Supervisora clínica na Casulo Comportamento e Saúde. 

Luisa Pires

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (2005) e mestrado em psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Empreende pesquisas e estudos em Análise do Comportamento Aplicada e Desenvolvimento Humano.

Luyse Nunes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Aprimoramento em análise do comportamento aplicada a pessoas de desenvolvimento atípico. Mestre em psicologia, análise do comportamento e cognição pela UFSCAR. Atualmente trabalha com Análise Aplicada do Comportamento, realizando intervenção comportamental em crianças diagnosticadas com autismo e desenvolvimento atípico em casos supervisionados.

Mateus Brasileiro

Primeiro coordenador e criador do projeto da pós! Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008 e 2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento e Psicologia Experimental. Psicólogo clínico, com ênfase no trabalho com crianças e adolescentes. Professor e supervisor do Núcleo CEFAPP de Recife e do Grupo Mores.

Mylena Lima

Psicóloga. Mestrado em Psicologia pela UFPA (1999), Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e, Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004-2007). BACB-D (2013). International Certified Behavior Analyst – ICBA pelo International Behavior Analyst Board (2020). Atuou como Analista do Comportamento nos programas para o tratamento efetivo do autismo, Autism Programs, do St.Amant Centre, Winnipeg, Canada (2007-2014). É certificada pelo programa de treino de parentalidade positiva Triple P (2016). Atuou como Coordenadora do Programa de Saúde Comportamental para adolescentes com necessidades complexas, Complex Needs Program do Marymound Centre, Winnipeg, Canadá (2014-2017).

Murilo Vasques Buso

Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Qualificação Avançada em clínica analítico-comportamental pelo Paradigma. Atuou como voluntário no Laboratório de Terapia Comportamental Dialética e atualmente cursa Especialização em Prática Baseada em Evidências pelo INPBE. Atua como psicólogo clínico e supervisor.

Paulo Chereguini

Doutorado (2014) e Mestrado (2009) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), pela Universidade Federal de São Carlos/SP, com ênfase em avaliação e ensino de comportamento verbal baseadas na ciência da Análise do Comportamento. Especialização Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, pela UFSCar/SP (2016) e; em Ciência do Exercício Físico na Promoção da Saúde e Personal Trainer (2003), pela Universidade de Franca/SP.Graduação em Educação Física, Bacharelado (2002) e Licenciatura (2004), pela Universidade de Franca/SP. Analista do comportamento - Acreditado Honorário pela Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC), desde março de 2018.

Ramon Marin

Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestrado e Doutorado em Psicologia (CAPES), pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Psi UFSCar), sob a supervisão da Prof. Deisy G. de Souza. Doutorado Sanduíche na Teachers College, Columbia University (Nova York) sob supervisão do Prof. Daniel M. Fienup. Atualmente é pesquisador de Pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Roberta Dias

Psicóloga, Mestra em Ciências do Comportamento (UNB) e Especialista em ABA. BCBA, LBA

Rodolfo Dib

Graduado no curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Bauru. Doutorando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento na PUC/SP. Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC/SP) com bolsa da CAPES. Qualificação Avançada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento pelo Centro Paradigma de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde, atualmente exerce a função de Professor, Supervisor Clínico e Coordenador de Práticas Supervisionadas. Analista do Comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Medicina e Psicologia Comportamental (ABPMC).

Tiago Florêncio 

Um dos criadores dessa pós! Psicólogo pela Universidade de Taubaté; com Formação em Clinica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma Centro de Ciencias do Comportamento. Mestre em Analise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição. Sexólogo pelo Instituto Paulista de Sexualidade com Formação em sexualidade LGBT pelo Centro de Estudos da Familia e do Indivíduo.

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Deixe seus dados e entre na lista de espera. Nós entraremos em contato! 

Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (TEA) 

Turma 2025 – 2º Semestre

Curso 100% Online | Reconhecido pelo MEC 

Início das aulas:
2º semestre, agosto de 2025 

Modalidade:
Totalmente online, com transmissão ao vivo e acesso a gravações 

Aulas ao vivo:
Quinzenalmente às sextas à noite e sábado (manhã e tarde) 

Investimento:
36x de R$ 638,00
24x de R$ 909,15
10x de R$ 2.067,12 

O primeiro boleto é gerado no ato da matrícula.
As demais parcelas iniciam em agosto de 2025.

Perguntas frequentes

Ficou com mais alguma dúvida?
Chama a gente para conversar!

1. Para quem é essa pós-graduação? 

Nosso curso é feito por e para uma comunidade diversa de profissionais que atuam com pessoas neurodivergentes — e que acreditam no poder da rede, da prática e da escuta.
Por aqui, temos aplicadores, coordenadores, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, pedagogas, mães, pais, pessoas neurodivergentes e membros das suas redes de apoio.
O que nos une é o desejo de aprender com profundidade, de colocar a mão na massa e de construir uma prática ética, crítica e transformadora, guiada pela Análise do Comportamento. Nossas aulas têm muita troca, estudo aplicado e conexão com o que acontece no dia a dia de quem está no campo — porque é nesse chão que a gente acredita.


 

2. É necessário ter experiência prévia com autismo ou ABA para se inscrever? 

Não precisa, não! 
A nossa pós foi pensada com carinho para receber tanto quem está começando agora na área quanto quem já atua e quer aprofundar a prática com mais solidez teórica e técnica.
Ao longo do curso, a gente passa pelos fundamentos da Análise do Comportamento e avança para estratégias de intervenção mais complexas — tudo de forma aplicada, acessível e com muito espaço para troca entre quem já tem estrada e quem está só dando os primeiros passos.

 

3. O curso oferece estágio supervisionado ou prática clínica? 

Sim! Aqui, a prática anda junto com a teoria. É isso que amamos na nossa pós!!!
Nosso curso inclui três módulos de supervisão pensados para que você possa aplicar o que aprende, com orientação próxima de professoras e professores experientes.
Nesses encontros, você vai refletir sobre sua atuação, planejar intervenções e trocar com colegas que estão passando pelos mesmos desafios. É um espaço seguro para crescer, testar ideias e fortalecer sua prática com apoio de quem já trilhou esse caminho.
 


 

4. Qual é a duração do curso e sua carga horária? 

Nossa jornada formativa juntos dura 24 meses — dois anos de trocas, aprendizados e construção coletiva.
Ao longo desse tempo, você vai percorrer 585 horas de formação, com aulas quinzenais, módulos de supervisão e encontros que conectam teoria, prática e muita conversa boa com quem vive a ABA no dia a dia. Tudo no ritmo certo pra aprofundar, aplicar e transformar a sua atuação.

 

5. As aulas são presenciais ou online? 

Nos encontramos no virtual — com presença, troca real e câmera ligada. 
A nossa pós é 100% online, com aulas ao vivo, pensadas para garantir interação, engajamento e construção conjunta. A cada encontro, você participa de aulas teóricas, oficinas práticas e supervisões, tudo por uma plataforma digital que aproxima quem vive a ABA na prática.

Os encontros acontecem:
 – Sextas, das 18h às 22h
 – Sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h
A presença é registrada e incentivamos que todos estejam de câmera aberta — porque aqui a gente se encontra de verdade, mesmo a distância. 


 

6. Quem certifica o curso? 

A certificação é emitida pela Faculdade iPGS, uma Instituição de Ensino Superior credenciada junto ao MEC para oferta de pós-graduação lato sensu. 

Reconhecimento MEC - e-MEC - Sistema de Regulação do Ensino Superior

 

7. O curso está de acordo com as diretrizes da ABPMC? Ou oferece créditos para alguma certificação?

Nosso curso foi pensado por profissionais que vivem os desafios do campo na prática e compreendem as mudanças que temos enfrentado com a entrada de múltiplas certificações e exigências na atuação com pessoas com TEA.
A grade curricular foi construída com base nas diretrizes que dialogam com a nossa realidade brasileira, incluindo os documentos publicados pela ABPMC (como o de 2019) e outras referências importantes no cenário nacional.
Não seguimos apenas um modelo: buscamos equilíbrio entre qualidade técnica, compromisso ético e alinhamento com os critérios exigidos por certificadoras, respeitando as necessidades e contextos do nosso trabalho cotidiano.
Aqui, a formação é feita com rigor, mas também com atenção ao que é possível, aplicável e necessário para quem está atuando no Brasil.


 

8. É necessário apresentar o diploma de graduação para se matricular? 

Sim, é necessário apresentar uma cópia do diploma de graduação no momento da matrícula.
Se você ainda está no último semestre da faculdade, tudo bem — nesse caso, a gente pede um comprovante de matrícula atualizado.
A especialização é um curso de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo MEC, e por isso seguimos as exigências formais para garantir a validade do seu certificado ao final do percurso.
 


 

10. Quais habilidades vou desenvolver ao longo do curso? 

Mais do que aplicar técnicas, nossa proposta é formar analistas do comportamento com base conceitual sólida, pensamento crítico e compromisso ético.
Ao longo da pós, você vai aprofundar os princípios da Análise do Comportamento e aprender a colocá-los em prática de forma contextualizada, respeitosa e fundamentada — sempre com atenção ao cenário real de quem atua com pessoas com TEA e outros transtornos do desenvolvimento.
Entre as habilidades desenvolvidas estão:
 – Avaliar o desenvolvimento infantil com base em protocolos reconhecidos e sensíveis às necessidades individuais;
 – Construir planos de ensino individualizados, ajustados à realidade e ao contexto de cada criança e sua rede;
 – Conduzir intervenções baseadas em ABA com embasamento conceitual robusto e aplicação prática criteriosa;
 – Refletir criticamente sobre sua atuação, considerando aspectos éticos, sociais e culturais;
 – Atuar em rede, dialogando com famílias, escolas e equipes multidisciplinares de forma colaborativa.
Aqui, formar-se é também aprender a pensar, a escutar e a sustentar práticas coerentes com os valores que defendemos.